Quem é o 'Cowboy de Rondônia', produtor e locutor de rodeio preso nos EUA pela política anti-imigração
Adewalter Machesky, conhecido por seu trabalho no campo e em rodeios, mora há 25 anos no país. O rondoniense foi preso no último mês por questões migratórias.

A política de endurecimento contra imigrantes nos Estados Unidos tem impactado diretamente a vida de milhares de brasileiros que vivem no país. Um dos casos mais recentes é o de Adewalter Machesky, produtor rural conhecido como “Cowboy de Rondônia”, preso no mês passado por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega) em uma fazenda na região de Framingham, em Massachusetts.
A história do rondoniense repercutiu na imprensa americana em diversos portais de notícias em Rondônia após a prisão. Em conversa com a esposa de Adewalter, Marineuza Majesky, que contou detalhes sobre a vida e a prisão do marido nos Estados Unidos.
Segundo Marineuza, a prisão foi revogada após o pagamento de uma fiança de US$ 20 mil. No entanto, o Departamento de Homeland Security, responsável pela segurança nacional do país, recorreu da decisão. O órgão deve apresentar os motivos por não aceitar a fiança nos próximos 30 dias.
A família e a defesa de Cowboy estima que ele possa ser solto no fim do mês de agosto, quando o processo migratório estiver mais avançado.
O Ministério das Relações Exteriores respondeu em nota que permanece à disposição pra prestar assistência consular aos familiares do brasileiro.