Prefeitura avança na sinalização de vagas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista, PcD e idosos

Novas vagas foram pintadas na rua Euclides da Cunha, ao lado do Prédio do Relógio

Prefeitura avança na sinalização de vagas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista, PcD e idosos
As mesmas vagas destinadas a pessoas com TEA podem ser utilizadas por PcD

A Prefeitura de Porto Velho intensifica a sinalização de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho, realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), visa tornar a cidade mais inclusiva e assegurar os direitos dessas pessoas.

“É importante destacar que essas vagas também podem ser utilizadas por pessoas com deficiência (PcD). Da mesma forma, autistas que possuem credenciais podem utilizar as vagas destinadas a PcD”, explicou Iremar Lima, titular da Semtran.

O secretário acrescentou que esse compromisso, assumido pelo prefeito Léo Moraes durante a campanha, começou a ser colocado em prática no último dia 10, quando foi pintada a primeira vaga exclusiva na rua Rogério Weber, próxima à Praça das Três Caixas d’Água, no centro da cidade. A sinalização também já foi realizada na lateral da praça.

Na lateral da Praça das Três Caixas d'Água a sinalização também já foi realizada

Além dessa, vagas exclusivas para pessoas com TEA já foram sinalizadas no Parque da Cidade, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e na rua Euclides da Cunha, ao lado do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura.

“A ideia, seguindo o planejamento do prefeito Léo Moraes, é sinalizar essas vagas nos principais pontos da cidade, como a avenida Sete de Setembro, que também já recebeu a pintura, e em outras vias do centro histórico da capital. Com isso, buscamos conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com esse transtorno”, completou Iremar Lima.

O secretário também mencionou que, nos locais onde as vagas para pessoas com TEA estão sendo sinalizadas, a Prefeitura está reservando vagas para idosos a partir de 60 anos e para pessoas com deficiência (PcD), promovendo assim a inclusão e o respeito a esses grupos.