Festival encerra com mais de 100 equipes e impulsiona o turismo na Vila Nova de Teotônio

Evento consolida Porto Velho como a capital brasileira da pescaria esportiva internacional

Festival encerra com mais de 100 equipes e impulsiona o turismo na Vila Nova de Teotônio

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Vila Nova de Teotônio, localizada à margem do rio Madeira, em Porto Velho, recebeu o maior festival de pesca esportiva da região amazônica. O evento abriu oficialmente a programação das festividades dos 111 anos do aniversário da capital.

Competição envolveu mais de 100 pescadores embarcadosCompetição envolveu mais de 100 pescadores embarcados

Gigliane Damasceno, uma das primeiras moradoras do vilarejo, ficou animada com a retomada do festival. “Muitas pessoas, inclusive de outros estados e países, visitaram a antiga vila por conta das quedas d'águas. Desde que saímos de lá, a gente vem lutando e ansiando por esse campeonato de pesca que, hoje, é realidade. De todas as ações ocorridas nessa comunidade, essa foi a única que verdadeiramente resgatou as nossas raízes”, disse.

No último dia, a competição envolveu mais de 100 pescadores embarcados. A premiação ocorreu de acordo com a pontuação, levando em consideração a espécie e o tamanho do peixe. A programação contou ainda com sorteios de brindes, shows musicais e atrativos para a diversão da criançada. Todas as atividades seguiram normas de pesca esportiva como a soltura dos peixes vivos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a conservação do rio Madeira e sua biodiversidade.

Programação contou ainda com sorteios de brindes, shows musicais e atrativos para a diversão da criançadaProgramação contou ainda com sorteios de brindes, shows musicais e atrativos para a diversão da criançada

Mais que um festival, o PVH Pesca Show proporcionou um ambiente de integração com a natureza, valorização da cultura ribeirinha e incentivo à pesca esportiva. O evento se consolida como uma verdadeira vitrine do turismo sustentável em Rondônia, fortalecendo os laços entre natureza, cultura, esporte e economia local.

O prefeito Léo Moraes disse que o evento devolveu vida à comunidade. “Quem conhece a história das corredeiras de Teotônio sabe a importância desse resgate, que dá ainda mais visibilidade para a região. O comércio também está bem aquecido, proporcionando o melhor da nossa culinária aos visitantes", afirmou.

PREMIAÇÃO

Premiação ocorreu de acordo com a pontuação, levando em consideração a espécie e o tamanho do peixePremiação ocorreu de acordo com a pontuação, levando em consideração a espécie e o tamanho do peixe

Entre os competidores existia uma expectativa grande. Os pescadores embarcados não perderam tempo e, após a largada, foram em busca dos prêmios. E a dupla vencedora, que mora em Porto Velho, foi “Véi do Rio 2”, que além do troféu, ganhou um barco de alumínio medindo 5 metros, com carretinha. Emocionado, o casal Enedina Lopez Uchoa e Jerney Barbosa da Silva exibiam o prêmio com muito orgulho.

“Essa é a nossa primeira vez que participamos de um campeonato de pesca e foi uma grande surpresa para nós ganharmos esse título. Mas o importante é participar. Sempre gostamos de pescar para tranquilizar a mente, e dessa vez decidimos participar”, comentou. Jerney. “O evento foi maravilhoso. A Prefeitura está de parabéns e esperamos que continue promovendo ações como essa, que incentivam a pesca esportiva”, pontuou Enedina.

TURISMO

O festival coloca a comunidade como ponto turístico estratégico em Porto Velho. É uma localidade com muitos lagos e uma variedade de espécies de pescado. "Esse evento fomentou a pesca esportiva, valorizou a história da localidade, o turismo e a cultura. É uma ação da prefeitura que gera emprego e renda para a própria comunidade.Esse é o papel da Semtel: promover um turismo sustentável, focado na pesca esportiva, mas também atento às questões sociais”, afirmou o secretário-executivo da Semtel, Aleks Palitot

Comércio também está bem aquecido, proporcionando o melhor da nossa culinária aos visitantesComércio também está bem aquecido, proporcionando o melhor da nossa culinária aos visitantes

“Quando decidimos organizar o PHV Pesca Show pensamos em como esse evento seria marcante, histórico e ao mesmo tempo emocionante para toda comunidade. E, de fato, a organização de todo o projeto foi bem-sucedida. Foi um sucesso de público, movimentou a economia local, gerou emprego e renda. E resgatou algo que a comunidade tinha perdido, mas que faz parte da história deles e da cultura local: o sentimento de pertencimento”, mencionou Paulo Moraes Júnior, Secretário da Semtel.

“Ficamos impressionados com o número de participantes. Isso mostra que o festival está se consolidando como uma das maiores ações de fomento à pesca esportiva da nossa região”, afirmou Marcelo Reis, presidente da Associação Só Pescar (Só Pescar).

Mário Marcelo da Silva cresceu em uma família de pescadores artesanais e nativos da Vila. Segundo o artesão, a pescaria esportiva deu nova vida para a Nova Teotônio. “Eu acredito que esses eventos promovidos pela Prefeitura vêm para aquecer o movimento do comércio da nossa região, além de trazer mais visitantes para conhecer a beleza da vila”, concluiu.

Conheça a relação das equipes ganhadoras:

1º lugar: Véi do Rio 2
2º lugar: Risca Água
3º lugar: Pescadores de Elite
4º lugar: Elite Pesca
5º lugar: Equipiaba
6º lugar: Picatyusfly
7º lugar: Os parceiros
8º lugar: Caparari
9º lugar: Pau E Ferro
10º lugar: Batistelos