Conheça a primeira advogada trans de Rondônia com nome incluído na OAB
Valentina Franco, de 33 anos, cresceu na zona rural de Nova Mamoré (RO) e se mudou para Porto Velho quando sentiu a necessidade de mudar de vida. Lutar pelos direitos das mulheres trans se tornou mais uma das missões de sua carreira.

Após 33 anos dedicados à defesa dos direitos alheios, chegou o momento de Valentina Franco conquistar o seu próprio espaço. Ela se tornou a primeira advogada trans de Rondônia a ter seu nome registrado na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Ser mulher é desafiador, mas tornar-se mulher é ainda mais complexo", reflete.
Esse reconhecimento não apenas marca um capítulo na história da advocacia, mas também traz a missão de lutar para que outras mulheres, assim como ela, possam realizar seus sonhos. "Esse título me impulsiona a continuar minha luta", afirma Valentina.
A entrega e assinatura do documento ocorreram na última semana, sob a presidência de Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia. Ele destacou que defender as liberdades é um dos pilares da entidade, especialmente quando se trata do direito de viver a própria identidade.
"A Dra. Valentina é uma profissional talentosa, que tem impactado muitas vidas por meio da advocacia e agora se torna um grande símbolo de liberdade", elogiou.
Uma Trajetória de Luta e Superação
Valentina nasceu e cresceu na zona rural de Nova Mamoré (RO) e sempre lutou por igualdade e respeito. Desde pequena, aos 9 anos, batalhou para que o ônibus escolar chegasse até sua casa, enfrentando longas caminhadas de 5 km até a escola.
Na adolescência, decidiu deixar sua cidade natal, sentindo que sua força e coragem eram necessárias em outras lutas. Aos 22 anos, chegou a Porto Velho com o sonho de defender os direitos dos rondonienses que, assim como ela, precisavam de voz nos espaços públicos.
Para concretizar esse sonho, Valentina se especializou em diversas áreas do direito, acumulando experiência em gestão pública. Ela possui um MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e uma especialização em Direito Público, Contratos e Licitações.
Já realizada em sua carreira, Valentina sempre desejou seguir sua verdadeira essência e alcançar a liberdade que tanto almejava. Aos 33 anos, ela finalmente externou sua identidade, renascendo como a mulher que sempre foi, mas que havia escondido por tanto tempo.
"Agora, sinto que não tenho mais medo. Deixei para trás meu antigo 'eu' e me tornei um oceano, pronta para lutar e nunca desistir. Apesar da minha biologia, sempre fui uma mulher em pensamento, atração, voz e desejos. Agora, posso ser quem realmente sou", conclui Valentina Franco.