OPERAÇÃO - Grupo suspeito de torturar e extorquir vítimas é alvo de operação em RO e MT

Um grupo criminoso suspeito de torturar e extorquir uma vítima foi alvo de uma operação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) na manhã desta sexta-feira (25). Segundo as investigações, um policial militar estaria envolvido no esquema e seria o responsável por escolher as vítimas.
A operação foi realizada nas cidades de Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT), como parte de um desdobramento da Operação Soldados da Usura, deflagrada em fevereiro deste ano.
De acordo com o MP, o grupo teria agredido física e psicologicamente uma vítima para forçá-la a fazer confissões. Depois, os suspeitos teriam cometido extorsão com restrição de liberdade e roubo. O policial investigado teria monitorado outras possíveis vítimas, mas a atuação dele foi interrompida após a primeira fase da operação, quando um dos principais integrantes do esquema foi preso.
Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, todos autorizados pela 2ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho. A ação tem apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Rondônia, além do Gaeco do Ministério Público de Mato Grosso.
O nome da operação, Cruciatus, vem do latim e significa “tortura” ou “sofrimento extremo”, em referência à gravidade dos crimes investigados.