Nova estrutura administrativa reduz secretarias, gera economia e fortalece a gestão pública em Porto Velho

A partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com uma nova estrutura administrativa, mais enxuta e eficiente. A reestruturação tem como objetivo principal modernizar a gestão pública, reduzir gastos, fortalecer os serviços municipais e garantir maior capacidade de investimento por parte do Executivo.
A mudança está regulamentada pelo Decreto nº 21.133, com base na Lei Complementar nº 1.000, sancionada em 7 de janeiro de 2025. Entre os principais pilares da nova estrutura estão a eficiência administrativa, a valorização dos servidores e a gestão orientada por resultados. Uma das principais alterações é a redução no número de secretarias, que passa de 16 para 14.
Novas secretarias e fusões
A nova organização traz a criação de quatro secretarias:
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Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social, que contará com um Departamento voltado aos direitos, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes;
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Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade, que incorpora a Guarda Municipal;
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Secretaria Municipal de Infraestrutura, para centralizar ações voltadas à estrutura urbana;
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Secretaria Municipal de Comunicação, responsável pela comunicação institucional da Prefeitura.
Além disso, as antigas pastas de Planejamento e Fazenda foram fundidas, dando origem à nova Secretaria Municipal de Economia, que será responsável pela gestão tributária, financeira, contábil e orçamentária do município.
Também foi criado o Gabinete de Governança, vinculado à Secretaria de Governo, com a missão de acompanhar metas, resultados e garantir a integração entre os órgãos municipais.
Confira como ficou a nova estrutura administrativa
Secretarias Municipais:
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Secretaria de Governo
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Secretaria de Desenvolvimento da Cidade
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Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer
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Secretaria de Administração
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Secretaria de Inclusão e Assistência Social
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Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
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Secretaria de Saúde
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Secretaria de Educação
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Secretaria de Infraestrutura
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Secretaria de Economia
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Secretaria de Comunicação
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Secretaria de Contratos, Convênios e Licitações
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Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
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Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade
Superintendências:
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Superintendência de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI)
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Superintendência dos Distritos
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Superintendência de Proteção e Defesa Civil (nova)
Órgãos de apoio técnico:
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Procuradoria-Geral do Município (PGM)
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Controladoria-Geral do Município (CGM)
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Gabinete de Governança (GGOV)
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Gabinete Militar (GM)
Órgãos da Administração Indireta:
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Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam)
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Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur)
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Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural)
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Agência Reguladora e de Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPV)
Com essa reestruturação, a Prefeitura reafirma o compromisso com uma administração pública mais eficiente, sustentável e voltada às reais necessidades da população.
FONTE: SMC