Deputada Sílvia Cristina comemora as 1.600 cirurgias de catarata, realizadas no projeto Olhar de Amor

Deputada Sílvia Cristina comemora as 1.600 cirurgias de catarata, realizadas no projeto Olhar de Amor


Parceria com a fundação Pio XII assegurou que pacientes que esperavam há anos, fizessem a cirurgia

O programa Olhar de Amor atingiu o número de 1.600 cirurgias de cataratas realizadas. A deputada federal Sílvia Cristina, que idealizou o assegurou os recursos para o projeto, comemorou esse grande número de procedimentos cirúrgicos, que trouxeram de volta a dignidade, a autonomia e uma nova visão para pacientes que esperavam há anos pelo benefício.
“É com muita alegria que vemos que o Olhar de Amor se consolida como mais uma iniciativa acertada de nosso mandato, trazendo a visão de volta para quem já nem acreditava mais. É gratificante ver que o fruto do nosso trabalho, em mais uma parceria bem sucedida com a fundação Pio XII, tem transformado vidas”, disse a parlamentar.
Pacientes de vários municípios de Rondônia já foram atendidos, com as cirurgias sendo realizadas no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, o Hospital do Amor. E para ampliar ainda mais o alcance desse trabalho, está sendo erguida, em parceria com a prefeitura de Ji-Paraná, uma estrutura para oferecer mais um espaço de atendimento. 
“A fila de pacientes de Ji-Paraná, que aguardavam por cirurgias de cataratas, foi zerada. Mas, o prefeito Affonso Cândido mostrou seu compromisso público e está nessa parceria para ampliar a área de atendimento do Olhar de Amor”, completou Sílvia. 

As cirurgias
Os pacientes fazem os exames de avaliação, em seguida realizam a cirurgia, retornando no dia seguinte após a cirurgia para serem avaliados. Há ainda dois retornos: após sete dias, e após 30 dias, quando recebem a alta definitiva. No transcurso do tempo da cirurgia até a alta, se ocorrer algum contratempo, o paciente recebe toda a assistência necessária. 
Após a cirurgia, todos recebem óculos escuros e um colírio. A equipe médica é chefiada pelo Dr. Afonso Celso das Neves e o coordenador das cirurgias é o Dr. Wagner Gomes Dias.