• Home
  • Manchete
  • Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA


O cadastro pode ser feito de duas maneiras: comparecendo à Semtran ou diretamente pelo portal online.

Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que um simples transporte, o veículo oferece um ambiente seguro, acolhedor e adaptado, respeitando as necessidades sensoriais e a rotina dos usuários, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade durante os deslocamentos.

O serviço garante maior tranquilidade às famílias, assegura o direito de ir e vir e amplia o acesso a atendimentos de saúde, terapias, educação e demais serviços essenciais, promovendo dignidade, autonomia e qualidade de vida para pessoas com TEA. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), o serviço de ônibus inclusivo realiza, em média, 668 atendimentos por mês, sendo 404 atendimentos exclusivos para pessoas com TEA.

Segundo a Semtran, o primeiro ano de operação do ônibus inclusivo comprovou a importância de um serviço pensado para as necessidades de cada usuário. O transporte adaptado não apenas facilita a locomoção, mas também fortalece a inclusão social e promove maior qualidade de vida para pessoas com TEA e suas famílias.

Ônibus inclusivo comprovou a importância de um serviço pensado para as necessidades de cada usuário

AMPLIAÇÃO DA FROTA

Atualmente, Porto Velho conta com três veículos adaptados, sendo dois voltados para pessoas com deficiência em geral e um específico para pessoas com TEA. A expansão da frota permite que mais pessoas com TEA tenham acesso a transporte adequado, com conforto, segurança e respeito às necessidades sensoriais. A medida reforça o compromisso da Prefeitura com acessibilidade, inclusão e qualidade de vida, consolidando um avanço significativo nas políticas de cuidado e inclusão social em Porto Velho.

COMPROMISSO COM A INCLUSÃO

Quem deseja se cadastrar para utilizar o serviço de transporte inclusivo em Porto Velho pode escolher entre duas opções práticas. O atendimento presencial acontece na Semtran, localizada na Avenida Guaporé, nº 214, bairro Três Marias (em frente ao Cemetron), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para quem prefere a comodidade do digital, o cadastro também pode ser feito pela internet, através do portal PVH Acessibilidade: Página Inicial. Dessa forma, a Prefeitura garante que todos tenham acesso ao serviço de forma prática e segura, respeitando as necessidades de cada usuário.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA - Notícias Porto Velho