A estratégia inclui a distribuição de materiais educativos, como leques informativos e a adesivação de veículos, além de uma forte presença digital.
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) estabeleceram uma parceria estratégica para promover a conscientização e o combate à violência contra a mulher durante o Carnaval 2026. A colaboração foi selada nesta terça-feira (30), em Porto Velho, visando aproveitar a visibilidade do maior bloco do Norte para disseminar mensagens de respeito e segurança.
A iniciativa partiu da diretoria da Banda, que escolheu o enfrentamento à violência de gênero como o tema central de seu desfile para 2026. Em reunião com as promotoras de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin (Navit) e Flávia Barbosa Shimizu Mazzini (Chefia de Gabinete), a presidente do bloco, Siça Andrade, e a diretora de comunicação, Yalle Dantas, definiram os detalhes da cooperação.
Para garantir que a mensagem de conscientização alcance o maior número possível de foliões, a campanha será estruturada em diversas frentes de ação integradas. A estratégia inclui a distribuição de materiais educativos, como leques informativos e a adesivação de veículos, além de uma forte presença digital por meio da produção de vídeos exclusivos para as redes sociais.
Complementando essas iniciativas, membros do MPRO participarão diretamente dos eventos oficiais da BVQQ, promovendo ações de orientação ao público para reforçar a importância da prevenção e do respeito durante as festividades.
“A BANDA METE A COLHER”
A proposta integra a campanha institucional do MPRO “Não é Não” ao lema do bloco: “Se tem violência contra a mulher, a banda mete a colher”. O objetivo é deixar claro que agressões (físicas, verbais, sexuais ou psicológicas) não são parte da folia e não serão toleradas.
LANÇAMENTO
O início da campanha está agendado para o dia 14 de janeiro (quarta-feira), na sede da Banda do Vai Quem Quer, em Porto Velho.
*Com informações do MPRO.











