Ação integrada mira grupo responsável pela expulsão de moradores e imposição de domínio territorial em condomínio na zona leste da capital
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO ) realizou nesta sexta-feira (28) a Operação Territorium para desarticular uma organização criminosa que exercia domínio territorial e expulsava moradores legítimos com uso de violência e grave ameaça no Condomínio Porto Madero IV, na zona leste de Porto Velho.
A investigação começou em setembro de 2024 após denúncias anônimas encaminhadas pelo Ministério Público de Rondônia por meio do GAECO. O trabalho apurou que o grupo passou a controlar o conjunto habitacional com presença armada, invadindo apartamentos e restringindo o acesso a serviços essenciais. Houve registros de intimidação contra profissionais de saúde e servidores da Caixa Econômica Federal.
Com a expulsão dos proprietários, os integrantes da organização invadiam e ocupavam os imóveis. Uma das unidades investigadas estava totalmente abandonada e era usada para consumo de drogas e para a realização de chamados tribunais do crime.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão direcionados a alvos estratégicos que permaneciam no local. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho e contaram com apoio da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da SESDEC, reforçando a atuação coordenada das instituições de segurança pública do Estado.
A operação apura a prática de organização criminosa armada, esbulho possessório, extorsão e constrangimento ilegal.
Integração
A FICCO em Rondônia é formada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando de maneira integrada no enfrentamento ao crime organizado no estado.
*com informações da PF.











