• Home
  • Carnaval
  • Banda do Vai Quem Quer abre as portas de sua Sede Museu e inicia venda de abadás promocionais nesta quarta-feira, 14

Banda do Vai Quem Quer abre as portas de sua Sede Museu e inicia venda de abadás promocionais nesta quarta-feira, 14

Image

A celebração dos 46 anos de história da banda segue a tradição com a valorização das marchinhas e da cultura popular na região Norte.

ETIENE GONÇALVES – redacao@noticiasportovelho.com.br

No coração da Amazônia, o som das marchinhas já começa a ditar o ritmo de 2026. A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco carnavalesco da região Norte, já prepara o “abre-alas” nesta quarta-feira (14), às 8h. Nesta data, será dada a largada oficial para o seu 46º desfile, com a abertura das portas de sua Sede Museu para visitação pública e o início da venda do lote promocional de abadás.

O evento será marcado por um coquetel voltado à imprensa e a convidados especiais. Segundo a presidente da agremiação, Siça Andrade, o espaço transcende a função administrativa: a Sede Museu foi concebida como um santuário dedicado à memória do Carnaval de rua, preservando décadas de uma tradição idealizada por seu pai, Manoel da Costa Mendonça, o eterno “Manelão”.

“Este ambiente guarda as memórias, lembranças e vivências dele. Tudo o que está aqui marca a história da nossa cidade”, pontuou Siça. Ela ainda destacou o prestígio institucional da banda, que já é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial tanto pelo Estado de Rondônia (Projeto de Lei nº 105/2019) quanto pelo Município de Porto Velho (Projeto de Lei nº 3.840/2019).

Foto: Júnior Costa

Lote promocional

Para quem não abre mão do conforto e da segurança durante todo o trajeto do desfile, o dia 14 também marca uma oportunidade única. A BVQQ disponibilizará um lote promocional de abadás pelo valor de R$ 70 (dinheiro/Pix/cartão de crédito) durante o horário comercial. “O preço especial é um convite para que a comunidade garanta sua participação dentro do cordão de isolamento ao som das famosas marchinhas no dia do desfile”, observou Siça Andrade.

Bonecos gigantes

Durante a cerimônia, os convidados terão o privilégio de conhecer os novos bonecos gigantes e se encantar com o minucioso trabalho de restauração e transformação realizado. Estes ícones, que representam o símbolo máximo da BVQQ, foram renovados para ganhar as ruas em fevereiro, preservando a estética tradicional que encanta gerações de foliões desde a fundação do bloco, em 1980.

Campanha contra a violência

A celebração deste ano carrega uma mensagem que vai além da folia. A diretoria da Banda lançará, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), a campanha “Não à Violência Contra a Mulher”. A iniciativa trará o lema “Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher”, que busca transformar o bloco em um eco de conscientização, reforçando o compromisso da agremiação com o respeito e a segurança na folia.

Sobre a Banda

Celebrando 46 anos de história em 2026, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) é um pilar da cultura popular da capital rondoniense. Ao longo das décadas, a BVQQ tem mantido viva a tradição do Carnaval de rua e contribuído para a valorização das marchinhas, encantando gerações de foliões. É considerada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia (Projeto de Lei nº 105/2019) e Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho (Projeto de Lei nº 3.840/2019).


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banda do Vai Quem Quer abre as portas de sua Sede Museu e inicia venda de abadás promocionais nesta quarta-feira, 14 - Notícias Porto Velho