Beneficiários recebem o vale que permite recarregar o botijão nas revendedoras credenciadas nesta segunda-feira (26). A previsão é de que em março todos os municípios do país sejam atendidos
Nesta segunda-feira (26), o Governo do Brasil deu início a uma nova fase do Programa Gás do Povo. A iniciativa, que visa combater a pobreza energética, começou a distribuir vales para recarga gratuita de botijões de gás em 17 capitais que ainda não haviam sido contempladas.
Somente em Porto Velho (RO), a medida beneficiará mais de 37,2 mil famílias. O programa é uma ação conjunta entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a CAIXA.
Com a inclusão das novas capitais, o programa atinge um marco logístico importante:
- Capitais incluídas: Aracaju, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.
- Rede de atendimento: Já são 10 mil pontos de venda credenciados, o que representa uma em cada seis revendas de GLP no país.
- Acessibilidade: A estratégia garante que quase todas as famílias beneficiadas tenham um ponto de troca a menos de 2 km de casa.
Impacto social
O ministro Wellington Dias (MDS) enfatiza que a gratuidade do gás permite que as famílias de baixa renda redirecionem seus recursos para outras prioridades vitais, como a compra de alimentos.
“É uma política que leva dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de famílias”, afirma Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
Próximos passos
A meta do Governo Federal é que o Gás do Povo alcance sua capacidade total em março de 2026.
Quem tem direito
Para ser elegível, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Além disso, é essencial que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
Aplicativo
No app “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale e encontrar revendas credenciadas. Isso além do telefone e endereço de pontos credenciados, caso a pessoa queira ligar para o estabelecimento e tirar dúvidas.
*com informações do Governo Federal.








